Data Vênia: outro mundo é possível!

Editor Responsável:
Raul Ferreira Bártholo
raulbartholo@gmail.com

AO DEBATE ABERTO

Pois queremos contribuir para uma universidade ainda melhor. Sem dúvida a UNICAMP sempre foi considerada uma das grandes universidades brasileiras, apesar dos narizes empinados pelos corredores - homenagem à razão suficiente. Sendo resto, pompas e ironias marcadas pela própria jovialidade flutuante no tempo. Quanto ao meio, antes de sua instalação conheci Campinas - 1958 - cidade provinciana de 180 mil habitantes. Honrado pela nomeação, anos depois fui humilde professor de "Resistencia dos Materiais" no CTIC/COTUCA - modesta unidade de aplicação. Crítico, dentro do tradicionalismo acadêmico campinense, sentia , porém, o conservadorismo universitário: solene, leonino predominante. No caso, ostentado pelos "brazões heráldicos" da PUC - onde aliás, depois fui também teimoso professor. Enfim, para o bem e para o mal, Campinas pouco mudou - senão de tamanho e expectativas. Na verdade, o quadro crítico das demandas desde os sistemas urbanos pouco mudou. Porém, mais aprendi. Principalmente, poder firmado de palavra altiva. E na esfera pública, pela razão final sustentada ao presente, ver emudecida a própria UNICAMP . Principalmente entre os mestres, a amar a verdade. E depois, no debate aberto, exigi-la. E a por ela lutar.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

DA TEORIA DOS VALORES À TEORIA DO DESENVOLVIMENTO


À UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Continuidade em Protocolo aberto e concedido em 21 de Janeiro de 2005



Magnifico Sr. Reitor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP


Por atenção Especial
Prof. Or. José Tadeu Jorge,
Magnífico Reitor
26. 10. 2005




Em prosseguimento aos assuntos tratados em Carta Aberta anterior junto à essa Reitoria protocolada por último em 25 de janeiro do corrente onde entre outros assuntos enfatizava-se a necessidade de existir código de étIca para economistas e, pela urgência do momento pelo qual passa o Brasil quando recursos públicos são desviados ante as facilidades costumeiras encontradas pela corrupção, permita pois V. Magnificência na forma apontada nos Estatutos da UNICAMP - também anteriormente referidos nessa correspondência - encaminhar a presente contribuição. Tendo em vista a experiência bem sucedida relativamente ao assunto, trata-se de incluir a matéria ora trazida ao exame por essa Universidade nos termos da mencionada Carta Aberta e, simultaneamente, mantê-la travada em debate aberto com documentação exposta na INTERNET em htlp://raulbartholo.blospot.com . Evidentemente constitui proposta para o Brasil em termos de melhor controle para gastos públicos.

Em prosseguimento, permita V. Magnificência expor as razões do presente segundo os tópicos a seguir considerados.

1 - Sobre investimentos públicos e controle por valores estatisticamente referidos

Empresta-se ao presente a finalidade de expor a tese inicial agregada à teoria dos valores, desta vez relativa ao emprego das Curvas de Custos --- como poderoso instrumento de controle social. Pois, como soe demonstrado constitui método transparente, capaz de aferir a ética administrativa aplicada. No caso, ferramenta traduzida em estatística aplicada-­potencialmente capaz de inibir atos de corrupção e outros desvios na administração pública. Ou seja, como instrumento eficaz e objetivo de controle para melhor preservar recursos do erário; para atender, sem perdas ou desvios - intencionais ou não ­carências sociais remanescentes e outras prioridades. Sendo essência em tese a se demonstrar quanto à eficiência, a experiência bem sucedida relativa ao superfaturamento da ETA-4 da cidade de Campinas (Estação de Tratamento de Águas N° 4 - Registro Público N° 123413 em epígrafe acima reproduzido) Identificado através desse método de controle. Cumpre observar tratar-se de procedimento obediente à Ética inerente às atividades humanas vinculadas à Lei N° 5.194 de 24 de dezembro de 1966; pautada, no caso, pela Resolução de N° 205 de 30 de setembro 1971 do CONFEA - CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - acrescida em cuidados econômicos e ambientaís ao determinado pela Resolução N°1002/2002 desse mesmo Conselho Federal. No caso e em favor da tese, apenas serão mencionadas autoridades historiadas pela imprensa ou responsabilizadas pela Justiça.
Cumpre observar o aspecto obrigatório segundo recomendam Normas Técnicas da ABNT sob pressupostos de consenso (universal) em termos de ciência aplicada e, técnica de controle objetiva e transparente.


Em relação a esse assunto, o presente trabalho homenageia e faz o desagravo ao Prof. José Martiniano de Azevedo Netto (POLI-FHSP/USP), saudoso mestre e orientador de tantas gerações de brasileiros dedicados à Engenharia Sanitária. No caso, autor do projeto original relativo à obra supramencionada aqui tomada como exemplo deformado, cujo superfaturamento inicial foi evidenciado pelo mec.anismo das curvas de custos; a eficiência desse mecanismo toma-se evidente ante a ação posterior do Ministério Público no bojo do Processo N° 1.788/91 - 18 Vara Criminal de Campinas em procedimentos ante a Justiça, conforme documentação hoje exposta na INTERNET em bªP:f!r:ªHIJ)ªr:tI]ºlg,ºJºg~!:ltçºml (carta anexa). De outra parte e, em favor da tese, além do quanto seja necessário, nessa "page" ainda haverá "Linl<' para local onde a própria UNICAMP se dispuser a acrescentar correções, objeções, respostas, comentários e observações - sendo suficiente apenas V. Magnificência designar o respectivo endereço eletrônico.


Conforme essa Universidade poderá confirmar, através do emprego das curvas de custos trata-se de instrumentalizar o maior zelo administrativo pelo interesse público; até para denunciar o inadmissível - considerado para além do desvio padrão matemático, estatístico. Pois a técnica aplicada denuncia a eventual má fé em desfavor do erário. Evidentemente esse assunto não constitui novidade, pois as curvas de custos são de conhecimento difuso em institutos de economia, universidades e bibliotecas de engenharia e outros, embora estranhamente, as administrações públicas tenham-se mantido à margem desse conhecimento e aplicação. Evidentemente será necessário ressaltar a Norma Técnica preconizadora desse uso, pelo padrão de ética aplicada peio melhor saber -- oficial, público, reconhecido. No bojo da tese, busca-se restabelecer exatamente o espírito original a ser restaurado da Lei N.o 4.150, de 21 de novembro 1962 - a propósito de preparo, observância e aplicação das normas técnicas no Brasil; fazendo-o, justamente, pelo interesse público em ética, tecnologia e ciência aplicada. Especialmente, nos contratos de obras e compras do serviço público: de execução direta, concedida, autárquica ou de economia mista --- em termos de obrigatoriedade: estrutural, institucional. Pelo quanto tal instrumento a par de disciplinar Orçamentos na República, ainda oferece possibilidade de melhor preservar o erário contra desvios e depauperamentos -- sempre verificáveis pelas mencionadas curvas de custos. Capazes, inclusive, de contribuir para auditar e verificarem-se excessos em relação à dívida extema brasileira. Em suma, trata-se, em tese (primeira) de demonstração imediata, de mecanismo capaz de impedir superfaturamentos em obras públicas e, via de conseqüência, reduzir mazelas sociais decorrentes.


II - Sobre a teoria do desenvolvimento subjacente como ciência decorrente.


Sob ressalva do quanto importa esse proceder em termos de revisão mais ampla, cumpre, de modo preliminar, restrito, firmar conceito de valor (econômico) onde a estatística esboça e estabelece a primeira referencia mercado lógica aplicada sobre o empirismo das curvas de custos; posteriormente, cumpre estender esse potencial indutor de melhores cuidados à administração pública objeto dessa primeira revisão sobre Teoria de Valores, à própria Teoria do Desenvolvimento -- para tom-la ciência também estatística e planejamento aplicado. Evidentemente não se trata de trabalho para obtenção de título acadêmico. O intento será contribuir para superarem-se males desafiadores do presente. Nesse sentido, embora seja solicitado o crivo crítico da universidade, no caso a UNICAMP, nos termos da Carta Aberta, cumpre observar a necessidade do presente trabalho ocorrer sob debate amplo e aberto para além dos muros das universidades, de modo a abranger pela firmeza e sociedade e poderes da República. Para melhor referir o assunto, quanto a esse proceder, objetiva-se faze-Io nos moldes do debate aberto e, pela competência da comunicação aqui lembrada pelo Sr. Jürgen Habermas a mais referir razõeS humanas, e consensos no bojo do processo histórico a evoluir da biologia à razão dialógica, da dúvida metódica à razão preponderante. Para dirimir dúvidas, além de consultas a mestres da UNICAMP como anteriormente requerido, os trabalhos também incluem discussões' na Internet como em httQ:{f~,ºdsl,!t.ººmLǺmJlIMªgl>~ª?Q)l;1Çl]1Jn=ªJ~9~§~tjº=~º~ZJ:t!51, para mais avançar e confirmar hipóteses.



Constituem objetivos, produzir ensaios e formular alternativas aplicáveis ao planejamento e ao controle social traduzidos em políticas indutoras e atos de governo na República lastreados pelo consenso firmado. Ante mazelas e patologias do presente a serem removidas o presente trabalho pretende contribuir especialmente para com a administração pública, quando, inclusive, propõe cursos superiores em Administração Pública. Onde, vinculadas ao melhor cuidado econômico e ambienta!, saneiem-se patologias culturais e de poder, como as referidas em Carta à CETESB (anexa), exemplarmente protocoladas junto á auditoria interna daquela empresa em 06/11/2000. Ou também de modo exemplar quanto a desperdícios de recursos públicos por desatenção quanto a ditames de leis específicas, quanto ao Metro-SP - no caso objeto de telegrama da Presidência da República datado em 15/1211995 a requerer informações junto ao Ministério da Justiça nos termos do Of. N° 0457/GP/SDH. Sendo assim requerido, permita Vossa Magnificência faze-Io em debate aberto e referido pela crítica da UNICAMP como exige o momento no Brasil assim como pelo quanto possa mais dífusamente contribuir para maior progresso econômico, paz e justiça social a todos povos na Terra.



III - Sobre aspectos instrumentais vinculados à tese.


Por último, além da própria contribuição da UNICAMP através de correções e aperfeiçoamentos indispensáveis, mui respeitosamente vem requerer exame e apreciação do Estatuto do IDEEHIA - Instituto para Desenvolvimento da Engenharia Econômica, Histórica e Ambiental, conforme minuta anexa, tido como instituição embrionária de universidade crítica e prospectiva. Pelo projeto original, considera o aproveitamento a amplas estruturas federais de ensino disponívéist, porém hoje ainda sub utilizadas. Certo de vossa boa atenção e, para confirmar registro de protocolo e ciência requerida à UNICAMP, todo$ os textos e documentos relativos à tese serão de conhecimento público, encimados por cabeçalhos e firmados como no presente.
Inconfidentes, 17 de outubro de 2005.


Com atenção e respeito

Raul Ferreira Bártholo



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